segunda-feira, 6 de junho de 2011

Relato de Experiência utilizando o Jclic

Relato da Experiência
Por
Divaneide Maria Albuquerque Reis

Criei o projetinho de Língua Portuguesa para trabalhar em uma semana (4 horas aulas), no 9º ano A, do ensino Fundamental, no turno matutino, intitulado Leitura e Escrita: A ‘indústria da seca’ no Nordeste, utilizando o software Jclic como recurso didático no processo ensino aprendizagem.
Trabalhamos com a temática da seca no Nordeste. Levei dois textos como pre texto para iniciarmos a aula: O primeiro, ‘A indústria da seca no Nordeste’ e o segundo ‘Seca no Nordeste’, abordando informações, causas, consequências, regiões atingidas etc. Em seguida ouvimos a música ‘O Xote Ecológico’ de Luiz Gonzaga, na TV pendrive. Houve uma discussão em relação à temática, fizemos uma intertextualidade com a seca de um modo geral, em nossa região e especificamente em nossa cidade, Jacobina. Dividi a turma em grupos de 20 alunos, levei 20 alunos para o laboratório e 20 alunos ficaram na sala de aula desenvolvendo um estilo de composição ( produção textual), com a temática seca no Nordeste. Os alunos que foram para o laboratório pesquisaram sobre a temática ‘Seca no Nordeste’ e depois fomos ao Google para conhecermos o tutorial jclic. Ficaram curiosos para trabalhar com o software de autoria jclic. Expliquei e apresentei para os alunos o jclic; só que, infelizmente não conseguimos baixar o programa no Linux. Voltamos para a sala de aula, marquei para levar os outros 20 alunos no outro dia (terça-feira). Aconteceu tudo dentro da normalidade.
Na terça-feira à tarde o meu Vice-diretor, professor Nelson Linhares foi ao laboratório comigo para tentar baixar o jclic, mas não conseguimos. No mesmo dia às 4 horas da tarde fui ao NTE 14 para vê se o pessoal de lá tinha instalado nas máquinas o jclic, pois eu levaria os alunos para o NTE, mas infelizmente não tinha instalado nos computadores do Linux. A professora Ana Hine tentou baixar o software e o programa pedia uma versão mais moderna do Java, ela conseguiu baixar, mesmo assim não conseguiu instalar o jclic no Linux. Temos dois técnicos no NTE 14, o proferssor Cristiano e o professor Henrique que estavam em um Curso em Salvador. Agendei com o gestor professor Simão Barros, para que quando os técnicos chegassem, fossem baixar o jclic nos computadores da Escola Frei José. Estou aguardando e cobrando do NTE este momento.
No outro dia, (quarta-feira), voltamos para a sala de aula do 9º ano A. Os alunos construíram textos bastante interessantes com a temática, socializamos os textos e pedi que eles criassem uma sopa de letras e um texto lacunado com a temática. Fiquei devendo a parte do laboratório para trabalhar o jclic, assim que for instalado o programa. Tiramos fotos no laboratório e eles adoraram acessar a internet.
Não parei por aí. Baixei o software no computador da minha casa, desde que voltei do presencial de Feira. Consegui fazer uma sopa de letras, um texto para completar e um quebra cabeça com a temática da ‘Seca no Nordeste’. Quem primeiro testou foi a minha filha adolescente Lissandra que adorou o programa e já instalou no computador da minha casa em Feira de Santana. Levei para a minha casa aqui em Jacobina meus dois sobrinhos Rodrigo e Bruno, de 13 e 14 anos que fazem o 8º e 9º ano no Colégio Oasis. Adoraram os jogos e vão instalar em sua casa.
O meu objetivo foi atingido com Rodrigo, Bruno e Lissandra que colocaram a mão na massa nos jogos do jclic programado por mim. Quanto aos meus alunos do Frei fiquei em débito, mas assim que for instalado ‘o software jclic’ vou levá-los para trabalhar com essa e outras temáticas usando o jclic no laboratório da escola. Pretendo criar atividades didáticas para levar as minhas turmas do turno Vespertino, 6 º e 7º ano, Ciências.
Achei muito interessante os jogos que programei a sopa de letras, o texto lacunado e o quebra-cabeça. Houve uma interação e uma aprendizagem entre os adolescentes: Rodrigo, Bruno e Lissandra. Eles disseram para mim que adoraram os jogos, que ficam mais fácil e dar mais vontade de estudar. Em relação aos meus alunos do 9º ano A matutino, adoraram criar os jogos manualmente em sala de aula, mas estão só me cobrando para a ida ao laboratório. Falei para eles que vão adorar trabalhar com o jclic; se eles gostaram de fazer os jogos manualmente, imaginem no laboratório?
Meu querido professor Dannilo, esses foram os meus avanços e as minhas dificuldades, mas uma coisa eu aprendi e aprendo sempre. ‘Eu sou aquela brasileira que não desiste nunca’. Na educação não podemos desistir, e sim continuar buscando o conhecimento, de forma que, possamos passar para os nossos alunos os conhecimentos com leveza e segurança, mostrando para os nossos alunos que não podemos desistir dos nossos sonhos e objetivos, mesmo com as ‘pedras’ no caminho.

Um comentário:

  1. Divaneide,
    Fazia tempo que eu comparecia ao teu blogue, mas foi com grande alegria que constatei o quanto tuas reflexões merecem ser lidas. Aos lê-las me dei conta que ainda existe inteligência na bloguesfera, Parabéns, JAIR.

    ResponderExcluir