Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb
Curso de Mídias na Educação
Professor Tutor: Dannilo Duarte Oliveira
Discente: Divaneide Maria Albuquerque Reis
Módulo: Gêneros Textuais
Atividade 3 Etapa 3 - Reportagem
Reportagem: ‘Eu e o Outro no Eca: A relação de Afetividade no Ambiente Escolar.’
No dia 11/03/11 às 9h da manhã estive no gabinete da professora, gestora da Escola Estadual Frei José da Encarnação a professora Valdeci Costa do Nascimento para a realização desta reportagem. Por fazer parte do quadro de professores desta escola e esta inserida neste projeto a conversa com a professora Valdeci fruiu na mais perfeita harmonia e empolgação com os resultados deste projeto.
O projeto intitulado ‘Eu e o outro no Eca: A relação de afetividade no ambiente escolar’ surgiu de uma problemática que era diminuir a indisciplina na escola e melhorar o relacionamento interpessoal entre os educandos. A professora Valdeci faz uma especialização em gestão escolar pela Universidade Federal da Bahia, curso oferecido aos gestores das escolas públicas da Bahia. A escola precisava re-elaborar o projeto político pedagógico – PPP. Partindo daí, foram acionados: o colegiado escolar, pais, professores, direção e toda a comunidade escolar para definir o foco de intervenção. Os encaminhamentos foram da seguinte forma: 07 salas de aulas, cada uma com uma dimensão: 1 - Ambiente educativo; 2 – Prática pedagógica e avaliação; 3 – Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; 4 – Gestão escolar democrática; 5 – Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; 6 – Ambiente físico escolar; 7 – Acesso e permanência dos alunos na escola.
Elegeu-se um coordenador e um relator para cada sala. Depois de feito esse trabalho, cada sala foi encaminhada para uma plenária onde cada relator socializou os resultados do diagnóstico como subsídios para o PI. Na votação os participantes receberam 03 cartões: o de cor verde – ótimo, amarela – bom, e vermelha, precisa melhorar. Este foi o instrumento usado nesta primeira etapa do projeto. Houve uma 2ª reunião para apresentar o resultado da avaliação de cada dimensão. Após as discussões envolvendo a participação de cada seguimento escolar, houve um consenso, dentre os problemas apresentados, o vencedor foi ‘A dimensão 1, ‘Ambiente Escolar: relacionamento interpessoal – respeito ao outro.’ Outros problemas foram visualizados, contudo a comunidade indicou como prioridade o foco supracitado. Isso não inviabilizou trabalhar os demais problemas sinalizados, serão trabalhados seguindo uma escala de importância.
Este projeto foi na verdade uma forma de mostrar para os alunos desta escola que é possível resgatar o respeito por eles, colegas, professores, direção e toda a comunidade escolar. Foram trabalhadas todas as ações na 4ª unidade ‘os direitos e deveres do adolescente no estatuto da criança e do adolescente (Eca)’. Teve o ‘Dia D’ em que cada professor entrou em uma sala de aula para trabalhar com alguns artigos do Eca, como: ‘Declaração dos direitos dos jovens’, ‘Estatuto da criança e do adolescente’. Em um primeiro momento passamos na Tvpendrive um vídeo com a música da banda Titãs ‘Comida’, fizemos uma conversa afiada sobre a mesma, em seguida outro vídeo ‘Conhecendo o estatuto da criança e do adolescente, com Renatinha.’ Depois da discussão foi entregue um artigo do Eca para cada grupo, para que eles discutissem e depois chegassem a um consenso e representassem no papel metro através de desenho, colagem, o que eles entenderam do artigo. Às 10 h da manhã os alunos foram levados para o quiosque da escola para socializar os cartazes. Cada grupo apresentou o seu cartaz. Foi uma manhã ativa e prazerosa.
Na outra semana teve um encontro com os pais dos alunos para falar em relação ao relacionamento interpessoal dos seus filhos. Teve algumas palestras como: Pais e filhos adolescentes: amor e limites – CRAS.
* Drogas: o que é e o que fazer? – CRAS
* Quando a família precisa de ajuda - CREA Conselho Tutelar;
* Culminância: Mesa Redonda
* Avaliação.
Foi uma manhã bastante produtiva e prazerosa com os pais. Finalizou-se esta etapa com um delicioso lanche.
Na reportagem ficou evidenciado na fala da professora/gestora Valdeci Costa que este projeto teve um efeito significativo, percebendo isso no comportamento dos alunos no decorrer da unidade. Segundo a mesma, este projeto vai terminar agora na 1ª unidade de 2011, pois faltou uma ação que é a construção de uma cartilha com o registro das regras construídas no decorre deste trabalho. Segundo a professora, Valdeci ‘São projetos como esses que merecem ser desenvolvidos na escola, resgatando os valores dos nossos alunos que pensávamos adormecidos e perdidos ao longo do tempo’.
Divaneide Mª Albuquerque Reis
(Repórter por um dia)
Com certeza são iniciativas como estas que nos fazem continuar na Educação, perceber que algun ensinamento fica para a posteridade.
ResponderExcluirBjs.
Olá Diva!
ResponderExcluirInteressante o registro. São ações como essas que comprovam que fazer uma educação pública significativa é possível. Publique sempre para que seja estimulo para quem não acredita nessa possibilidade.
Abraços,
Parabéns pela reportagem!
ResponderExcluirSe tratarmos a Educação como processo sério de desenvolvimento da hmanidade, com toda certeza obteremos resultados significativos.
Valeu pela iniciativa!
Abraços.