segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Portifólio de Divaneide



Aluna Cursista: Divaneide Maria Albuquerque Reis.
Professoras Tutoras: Ana Maria A. Haine Campos e
Maria Consuelo Valois Pereira.
Unidade_2_portifólio_divaneide_maria




P O R T F Ó L I O

D A S

A T I V I D A D E S D E S E N V O L V I D A S

N O

MÓDULO: I N T E R N E T, H I P E R T E X T O E H I P E R M Í D I A.


JACOBINA – BAHIA
2009

Eu sou Divaneide Maria Albuquerque Reis, Graduada em Letras Vernáculas, discente do Curso de ‘Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs’. A cada dia aprendo mais com este curso e o mais importante é que vou aplicando com os meus alunos o que vou aprendendo.
Este módulo: Internet, hipertexto e hipermídia tem proporcionado estudos muito significativos. As sugestões das tutoras têm me ajudado a crescer e a aprender mais em relação aos hipertextos. A Wikpédia, o Wikicionário e o módulo com as referências bibliográficas dão um leque de sugestões e de possibilidades de leituras para que cada vez mais possamos nos atualizar e enriquecer a gama de saberes existentes em relação ao virtual.
Foi bastante prazeroso criar com as minhas colegas: Analice e Rejane a atividade didática: ‘Notícias jornalísticas na sala de aula, utilizando os hipertextos’. Sabemos que trabalhar com Jornal é muito prazeroso para os alunos. Na primeira unidade trabalhei com o ‘Jornal Falado na Sala de Aula’, atividade que se perdurou a unidade inteira e agora na IV unidade eles queriam mais, por isso pensei com as colegas de trabalhar ‘Notícias Jornalísticas’, eles acharam bastante interessante também, pois de certa forma seria uma continuação do Jornal falado que eles tanto pediam bis.
Ontem, dia 14/10/ 09 iniciamos a atividade didática com a leitura das notícias trazidas pelos alunos. Trouxeram notícias diversas como: futebol, campeonato, morte, leitura de livros, propagandas e outros. Hoje, dia 19/10/09, voltamos à sala de aula com a continuação da socialização das notícias trazidas pelos alunos. Pedimos para que cada aluno colasse a sua notícia no caderno de Editoração e procurasse reproduzir a notícia ou as notícias lidas, com a suas palavras, com as suas visões daquelas notícias. Na próxima aula (amanhã dia 20/10) iremos para o laboratório para digitar as notícias recontadas por eles e visitar os sites de Jornais para a criação das páginas jornalísticas. Os alunos ficaram na maior euforia em saber que iriam utilizar a Internet.
Hoje dia 20/10 os alunos digitaram as notícias jornalísticas reescritas por eles e depois deram um passeio nos seguintes sites: Google; http://jornalnacional.globo.com/; www.guiademidia.com.br ; http://www.ispiaki.com.br. Foi a maior empolgação e euforia, visto que, esta é uma das turmas mais ‘bagunceiras’ da escola. Eles não estavam acreditando que foram contemplados com este projeto para ser desenvolvido no laboratório. Voltaremos amanhã com mais duas aulas para continuação desta atividade didática.
Hoje dia 21/10/09, voltamos ao laboratório, os alunos visitaram os site sugeridos, leram algumas notícias e começaram a personalizar a sua ‘Página Jornalística’, percebi o empenho de todos e a alegria de estarem online. Foi o maior sucesso. Como a turma é grande, 30 alunos, ficaram a metade dos alunos para criarem as suas páginas na próxima segunda-feira dia, 26/10/09. Na segunda-feira 26/10 levei todos os alunos. Ficaram quatro em cada computador. Este projeto foi muito prazeroso e significativo para eles e para mim também, pois vi o empenho desses ‘peraltas’, eu nem acreditava no que estava vendo. Foi ótimo o desenvolvimento desse projeto. Pretendo no próximo ano arranjar parcerias para os ajustes necessários e o desenvolvimento do mesmo.
Segue em anexo a atividade didática.

Alunas Cursistas: Analice Soares de Almeida Lopes, Divaneide Maria Albuquerque Reis, Rejane Silva dos Santos.
Professoras Tutoras: Ana Maria A. Haine Campos e
Maria Consuelo Valois Pereira
Escola Estadual Frei José da Encarnação
Série: 5ª série C - Turno - Matutino
Atividade Didática: O Jornal na sala de aula


‘Notícias jornalísticas na sala de aula, utilizando os hipertextos’



Objetivo: Despertar nos alunos da 5ª série C, turno matutino, momentos de leitura e escrita, utilizando jornais, revistas, pesquisas na Internet, privilegiando os hipertextos, através das notícias do dia a dia.


Tempo de duração: Atividade didática para uma semana.


Interface com: Arte e Geografia


Procedimentos:

As três áreas trabalharão leitura e escrita na sala de aula:

No 1º momento:

Os professores explicarão como será o desenvolvimento da atividade didática e pede para que cada aluno traga na próxima aula um recorte de uma notícia de jornal que eles mais gostem ou que chamem mais a atenção ou de acordo a preferência de cada leitor.

No 2º momento:

Os professores pedirão que cada aluno leia a sua notícia, socializando assim com os colegas.

Pedir para que cada aluno reproduza com a suas palavras o que foi lido na sala de aula, reescrevendo a sua notícia.

No 3º momento:

Os professores levarão a turma para o laboratório para pesquisar na Internet notícias de Jornal que chamem a atenção do aluno.

Os alunos sentarão em dupla, ou trio, para criar uma página de jornal com as notícias que eles acharem mais interessantes.

Utilizarão a criatividade para criarem a sua página de jornal e os seus hipertextos.


No último momento:

Os alunos apresentarão a sua produção para a turma.


Recursos utilizados:


Jornais;
Revistas;
Internet e outros.


Avaliação:

A apresentação da página de Jornal para a turma e a postagem de algumas páginas no blog dos alunos.


Sites sugeridos para a pesquisa:







Hoje, dia 06/11/09, voltei ao Laboratório de Informática do Frei José, no meu horário de Ac, para visitar os repositórios dos materiais digitais. Estou visitando o Riverd.
Visitei também o domínio público e achei interessante a Literatura de Cordel.
Os repositórios estão recheados de materiais digitais. Foi uma visita muito significativa, pois visitei vários textos. Gostei muito dos textos de um dos meus autores preferidos, Fernando Pessoa. Visitei o repositório de contos infantis de Charles Perrault.

O portal do professor está recheado de repositórios importantes para desenvolvermos projetos com os nossos alunos. Visitei o domínio público e está recheado de obras literárias de diversos autores. Visitei um repositório de obras infantis da Literatura Portuguesa. Se quisermos baixar a obra completa poderemos. Visitei também a grade da TV escola do dia 10/11/09.
Hoje dia 08/12/09, volto a registrar o meu portifólio. Quero dizer que este curso foi de grande valia enquanto educadora que precisa está atualizada com as novas mídias existentes, para podermos fazer um trabalho mais interessante e inovador, fazendo com que o nosso aluno aprenda com mais prazer. Os projetos desenvolvidos com os alunos foram de grande significatividade para eles e as aulas se tornaram mais interessantes e atrativas a exemplo de uma aula que está postada no portaldoprofessor para a validação. Essa aula foi elaborada pelas professoras: Divaneide, Izanete, Celidalva e Analice. Só tenho a agradecer a Deus por ter chegado ao fim do curso, as tutoras Ana Hine e Consuelo e a todos os colegas pela interação e aos nossos alunos; sem eles não teria sido possível a concretização dos projetos.
Abraços e até breve em outro curso.
Bjs. da professora Divaneide Maria Albuquerque Reis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário