domingo, 1 de novembro de 2009

Aos alunos da 5ª C

De repente, vocês abrem mais esta página e deparam com alguém estranho, escrevendo, num espaço que seria só seu. Alguém que não conhecem, nunca ouviram falar e, assim sem mais nem menos aparece por aqui.
Ao ser convidada pela colega e amiga, professora Divaneide, para compartilhar desse espaço,
fiquei encantada com o trabalhos que vocês desenvolvem com a orientação das suas professoras e pensei em que poderia eu colaborar.
Logo imaginei que teria como função escrever. Não sei fazer, com maior prazer, qualquer outra coisa. É verdade que, apesar de tantos anos, continuo ainda tentando aprender. Mas escrever é acima de tudo um prazer para mim. Deixo, portanto as questões metodológicas e/ou pedagógicas a cargo da professora Divaneide e as demais prós envolvidas nesse projeto, e me ponho apenas a lhes apresentar alguns textos de diferentes autores para que possam ler e refletir sobre a importância dessa maravilhosa façanha que é o ato de ler.
A leitura é, acima de tudo, um ato coletivo que o conduz a uma viagem em que nunca está sozinho. É um ato coletivo, no qual leitores e autores estabelecem uma relação de diálogo, que vai permitir-lhes penetrar no fantástico mundo da imaginação, da criação.
O ato de ler não pode ser um ato isolado, solitário. É uma interação entre o leitor, seu universo, seu lugar na sociedade e as suas relações com o mundo e os outros. É, pois, um repartir de informações e (re) construção. A partir da leitura, o leitor dialogo com o autor, reconstruindo a história contida no texto e construindo a sua própria história.
Quero dizer-lhes que vocês, jovens, são os senhores do tempo e da história e por isso, têm uma grande responsabilidade pela frente: preparar-se para saber conduzir essa história e esse tempo. E esse preparo só acontece através da leitura que vocês aprendem a fazer, tanto em livros quanto em relação a tudo que está ao seu redor e que vai lhes permitir ser, além de falantes eficazes, também eficientes produtores de textos.
Mais do que todos, vocês estão convocados a dar uma "guinada" a fim de mostrar ao mundo que os cerca que são jovens inteligentes, formados e preparados para entrarem no campo das idéias.
Estarei sempre deixando um texto que espero, vocês leiam, comentem, acrescentem as suas idéias, diga o que entenderam, o que não entenderam, enfim, reconstruam.
Um grande abraço, o meu carinho e parabéns a todos os alunos da 5ª C e a todas as professoras envolvidas.

Um comentário:

  1. Querida Lice,
    Em nome dos meus alunos e das prós, Rejane e Analice.Agradeço o incentivo e a colaboração.

    Bjs Diva

    ResponderExcluir