sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

'Web 2.0 na Escola e seu impacto na organização do trabalho pedagógico'

UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Professor Tutor – Dannilo Duarte Oliveira
Curso – Mídias Avançado 2ª Oferta – Nível Avançado
Cursista - Divaneide Maria Albuquerque Reis
Atividade 2 – Produção Textual

‘ Web 2.0 na Escola e seu impacto na organização do trabalho pedagógico’.

Atualmente a escola vem sofrendo mudanças de paradigmas no que concerne a sua nova forma de ensinar, visto que, estamos vivendo em um mundo globalizado em que as pessoas a cada dia participam de todos os aparatos tecnológicos existentes em nossa socidadede. Em decorrência disso a escola/professor e aluno estão convidados a participarem desses instrumentos que estão a serviço do homem moderno.
A Sociedade de Informação e Comunicação (TICs) estão a todo vapor para a inserção das pessoas (aluno/professor/comunidade) na utilização de todas as mídias. Estamos vivendo em uma nova era que todos devem estar plugados nesta rede fantástica que é a Web 2.0. Os professores de todas as escolas brasileiras estão vivendo momentos de mudanças refazendo os seus paradigmas para melhorar a cada dia o seu trabalho pedagógico na sala de aula.
De acordo as leituras feitas nesses textos, artigos, vídeos assistidos diria que o conceito de Web 2.0 está ainda em construção. A rede Web possibilita aos usuários uma gama de serviços online ou não, em que as pessoas fazem parte na procura de softwares educativos, profissionais, para deleite e outros, na busca de assuntos para entretenimento, estudo, busca de prazer, fins educativos e outros. Na rede Web podemos encontrar uma infinidade de assuntos dos mais variados e para todos os gostos. Professor e aluno têm em suas mãos ferramentas preciosas que o ajudam a desenvolver os projetos educativos que vão nortear um aprender com prazer ajudando o aluno em sala de aula a tomar o gosto e o prazer de desenvolver trabalhos usando as diferentes mídias existentes na sociedade.
O termo web 2.0 foi cunhado em 2004 por Tim O’Reilly, consultor norte-americano, em uma conferência para discutir como a web estava produzindo sistemas, aplicativos e ferramentas que cada vez mais municiavam o usuário para ações de comunicação e relacionamento autônomas, sem a intervenção dos conhecidos veículos de mídia para a formação da opinião da sociedade. A primeira definição que O’REILLY atribuiu ao termo foi: “um conjunto de princípios e práticas que agregam um verdadeiro ‘sistema solar’ de sites. Hoje, encontramos uma grande quantidade de definições para web 2.0, bastante amplas e ainda sem uma delimitação formal se pensarmos em termos acadêmicos, mas vinculadas à realidade da web e às suas transformações, que sempre ocorrem a partir do uso, da experimentação e das necessidades dos usuários. A web 2.0 potencializa a ação do usuário na rede por meio da oferta, quase sempre gratuita, de ferramentas que permitem a expressão e o compartilhamento com outros usuários de opiniões, criações, desejos, reclamações, enfim, qualquer forma de comunicação interpessoal.
O termo Web 2.0 é utilizado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma web, com ênfase no compartilhamento de informações, como wiki, aplicações baseadas em folksonomia e redes sociais.
Nessa nova web, a rede digital deixa de ser um simples espaço em que se disponibilizam conteúdos para se transformar em um local de informações que são construídas pelos usuários. .
As interfaces disponíveis na Web 2.0 são mais do que ferramentas pela facilidade e plasticidade com que podem ser utilizados para exercer a autoria coletiva, o compartilhamento e atualização de conteúdo por meio de diferentes mídias (textos, som, imagem, podcast, vídeo, etc.), criando serviços para a formação de redes sociais, que hoje se constituem como espaços abertos na web para discussão e para compartilhar informações, ponto de encontro de comunidades e realização de estudos sobre temas de interesse do dia a dia.
As interfaces da Web 2.0 mais utilizadas até o presente, pelas novas gerações de brasileiros, principalmente os estudantes são: Orkut e Face book, para a criação de redes sociais e para compartilhamento de informações: Blog, Wiki, Flickr, YouTube.
Os usuários podem atuar de forma tradicional e passiva, apenas navegando através dos conteúdos, ou na forma ativa, criando e disponibilizando conteúdos. Um exemplo do papel do usuário é a Wikipédia em que qualquer usuário pode inserir a definição de um novo termo e qualquer outro usuário pode corrigi-lo, transformando o usuário de mero consumidor em um criador de conceitos. A Wikipédia é um espaço igualitário em que todos podem escrever, mas existem aqueles que acham que esse espaço são fontes de problemas de informações incorretas uma vez que amadores e escritores profissionais podem ser autores de novos verbetes, podendo gerar informações imprecisas. Dessa forma, temos que ter a criticidade de buscar em outras fontes aquilo que desejamos para compará-las a veracidade dessas informações. A Web 2.0 possibilita colaboração, interação, co-autoria, formação de redes sociais, enfim, uma enorme abertura e uma contínua geração de novas possibilidades a serem exploradas.
Diante do exposto, sabemos enquanto educadores que precisamos mudar a nossa forma de ensinar, inserindo todos os nossos alunos nessas novas tecnologias. O professor deixa o seu papel de transmissor do conhecimento para ser o mediador/colaborador das ações pedagógicas. Precisamos preparar os nossos alunos para o mundo do trabalho e da vida devendo integrar a recriação do significado das coisas, a cooperação, a discussão, a negociação, a busca de soluções de problemas utilizando metodologias nos seus projetos de trabalho que favoreçam a interação social e a capacidade de comunicar-se, de trabalhar em grupo; o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo; e a descoberta do prazer de aprender incentivando a cooperação, respeito mútuo, a solidariedade, exercendo a sua própria cidadania tornando-os pessoas responsáveis. O professor deve buscar estratégias, fazendo com que o aluno tenha uma aprendizagem significativa. O uso dessas interfaces da Web 2.0 pode ser inserido aos poucos nas atividades pedagógicas as quais devem já estar estabelecidas no currículo da escola. O professor apresentará para os alunos textos para leitura prévia em blogs, pedindo aos alunos que os comentem no próprio blog, utilizando wikis na criação de textos colaborativos e outros.
Finalizando, diria que devemos utilizar a convergência das mídias e o mais importante para o aluno é essa integração das mídias e que ele aprenda com facilidade transformando todo esse aprendizado em conhecimento; o professor e a escola devem estar a serviço dessa clientela na inserção dessas novas tecnologias.




Referências Bibliográficas



Sites Pesquisados:

http://www.scribd.com

http://twitter.com.blogsaladeaula

http://wikistória.wikispaces.com

http://webcurriculo.wordpress.com