terça-feira, 24 de novembro de 2009

Textos dos alunos do Frei José

Sábado, Agosto 08, 2009

Poema Motocross - Projeto Tal e Face

Escola Estadual Frei José da Encarnação
Aluno: Ítalo Caetano
Série: 5ª C – Matutino
Disciplina: Língua Portuguesa
Intérprete: Vitória Cristina – 6ª série B


Motocross



A corrida vai começar
Daqui a pouco vai largar
Os pilotos estão prontos
Para se apresentar

A corrida começou
Os pilotos já se lançaram
Eles querem uma coisa
Correr bem para ganhar

Alguns pilotos
Se acidentam
Não dar para continuar
Só restam cinco pilotos, mas só um pode ganhar.

A corrida acabou
Um piloto só, ganhou.
Vai pegar o seu troféu
Para poder comemorar.

Autor-Ítalo Caetano

Bola no Campo - Projeto Tal e Face

Escola Estadual Frei José da Encarnação
Autor da Poesia: Joedson Alves de Aguiar Dias
Série: 5ª C - Matutino
Disciplina: Língua Portuguesa
Intérprete: Tauana – 6ª série A




Bola no Campo





Bola no campo rolando.
Rolando, rolando, rolando
Bicudo para todo canto
Rolando, rolando, rolando
A galera grita, a bola rolando para o gol.
A bola passou, a rede rasgou.
E a bola furou.




Autor- Joedson Alves
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quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Leituras imagéticas

Trabalhamos hoje com um Projetinho: ' Preservação ambiental', utilizando as leituras imagéticas, e a tarde no NTE 14 trabalhamos com o Haquê, criando histórias. Confiram a historinha criada pelos professores: Divaneide, Izanete e Pedreira.

Bjs. queridos alunos do Deocleciano e do Frei José!

O Jacaré vai a escola






segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Sentido dos Gansos

No outono, quando se veem bando de gansos voando rumo a um novo destino, formando um grande V, no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem dessa forma.
Sabe-se que quando cada ave bate asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave que vem logo atrás.
Ao voar em forma de V, o bando beneficia de pelo menos 71% a mais a força de voo do que uma ave voando sozinha.
Pessoas que têm a mesma direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois viajam beneficiando-se de um esforço mútuo.
Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente, aumentarem o esforço e a resitência necessários para continuar voando sozinho.
Rapidamente ele entre outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar daquele que voa logo a sua frente.
Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, seguiríamos em formação com os que lideram o caminho para onde também desejamos ir.
Quando o ganso líder se cansa ele muda de posição, dentro da formação em V e outro ganso assume a liderança. Vale a pena nos revezarmos em tarefas difícies e mais exigentes. isto é bom tanto para as pessoas quanto para os gansos que voam numa mesma direção.
os gansos de trás gritam encorajando os da frente para que mantenham a velocidade. Como humanos, que mensagem passamos, quando gritamos lá de trás?
Finalmente, quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois ganos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente ou até que morra.
Só então levantam voo a fim de alcançar o seu bando.
(Autor desconhecido)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O menino e o sonho

Escrevi este texto para participar de um projeto chamado VIVA LEITURA e gostaria que pudessem lê-lo também. Espero que gostem
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OO menino e o sonho
.
O sonho que o menino sonhou se escondeu, no pé da serra, e germinou.
Nasceu um pé de esperança, com frutinhas doces, pequeninas, que o menino comeu.
E a força que o menino ganhou para outras terras o empurrou.E, no lugar em que chegou, viu que o povo vivia como em guerra.
O menino, então, sonhou e, de novo, o sonho germinou, só que no último andar de um prédio.
As frutinhas de esperança, embora agora amarelinhas, todas encolhidinhas, deram ao menino força e paz.
E o menino andou pela cidade e deu frutinhas a um rapaz, que disperso, pela janela as atirou.
E, na manhã cinzenta, ao abrir a janela, o menino viu, na rua, uma multidão a se aglomerar.
Ao longo de todo o asfalto, havia rosas amarelas, brotando por entre as pedras e a perfumar todo o asfalto.
O menino assusstado, refazendo-se do susto, encheu o pulmão de ar e gritou com toda força:
-Há esperança, neste lugar! A Paz está a brotar!
E as florzinhas, devagarinho, foram se abrindo, crescendo, e já eram rosas brancas e gigantes, nos corações, a brotar.
É... - pensou o menino-, vale a pena sonhar, no sonho acreditar.



domingo, 1 de novembro de 2009

Aos alunos da 5ª C

De repente, vocês abrem mais esta página e deparam com alguém estranho, escrevendo, num espaço que seria só seu. Alguém que não conhecem, nunca ouviram falar e, assim sem mais nem menos aparece por aqui.
Ao ser convidada pela colega e amiga, professora Divaneide, para compartilhar desse espaço,
fiquei encantada com o trabalhos que vocês desenvolvem com a orientação das suas professoras e pensei em que poderia eu colaborar.
Logo imaginei que teria como função escrever. Não sei fazer, com maior prazer, qualquer outra coisa. É verdade que, apesar de tantos anos, continuo ainda tentando aprender. Mas escrever é acima de tudo um prazer para mim. Deixo, portanto as questões metodológicas e/ou pedagógicas a cargo da professora Divaneide e as demais prós envolvidas nesse projeto, e me ponho apenas a lhes apresentar alguns textos de diferentes autores para que possam ler e refletir sobre a importância dessa maravilhosa façanha que é o ato de ler.
A leitura é, acima de tudo, um ato coletivo que o conduz a uma viagem em que nunca está sozinho. É um ato coletivo, no qual leitores e autores estabelecem uma relação de diálogo, que vai permitir-lhes penetrar no fantástico mundo da imaginação, da criação.
O ato de ler não pode ser um ato isolado, solitário. É uma interação entre o leitor, seu universo, seu lugar na sociedade e as suas relações com o mundo e os outros. É, pois, um repartir de informações e (re) construção. A partir da leitura, o leitor dialogo com o autor, reconstruindo a história contida no texto e construindo a sua própria história.
Quero dizer-lhes que vocês, jovens, são os senhores do tempo e da história e por isso, têm uma grande responsabilidade pela frente: preparar-se para saber conduzir essa história e esse tempo. E esse preparo só acontece através da leitura que vocês aprendem a fazer, tanto em livros quanto em relação a tudo que está ao seu redor e que vai lhes permitir ser, além de falantes eficazes, também eficientes produtores de textos.
Mais do que todos, vocês estão convocados a dar uma "guinada" a fim de mostrar ao mundo que os cerca que são jovens inteligentes, formados e preparados para entrarem no campo das idéias.
Estarei sempre deixando um texto que espero, vocês leiam, comentem, acrescentem as suas idéias, diga o que entenderam, o que não entenderam, enfim, reconstruam.
Um grande abraço, o meu carinho e parabéns a todos os alunos da 5ª C e a todas as professoras envolvidas.